Chamo-me Fábio. A minha história começa num bairro da periferia de Roma, a paróquia de São Rafael. Experimentava aí, sinceramente, um tipo de amizade gratuita, se se comparasse com o mundo do futebol, que eu praticava desde criança, e por isso, o Senhor chamava-me, sem que eu o percebesse, a envolver-me com os sacerdotes e os amigos da paróquia.
Experimentei a alegria e a verdade do Evangelho
Mas ao começar o secundário decidi afastar-me para experimentar tudo o que o mundo me oferecia. Percebia, no entanto, que as amizades profundas que julgava ter, não eram mais do que relações de conveniência, de usar e deitar fora, e que estava a ficar completamente sem direção. Mesmo o futebol, que me dava tantas satisfações, acabava por me deixar vazio.
E eis que no fim do segundo ano do secundário, encontrei por acaso um dos sacerdotes da paróquia no autocarro; convidou-me para uma atividade de verão e eu aceitei só para escapar ao tédio. Esse verão marcou-me profundamente.
Apercebi-me de que a razão de ser dessas amizades tão profundas não era a afinidade ou simpatia, mas Deus que estava no centro daquelas vidas, e que transformava a amizade numa verdadeira comunhão: pôr Deus no centro da minha vida não me fazia perder nada, pelo contrário, ganhava tudo, e experimentei a alegria e a verdade do Evangelho.
Mais tarde, quando já estava a estudar engenharia, durante uma adoração eucarística no dia 22 de outubro de 2022, festa de São João Paulo II, senti claramente o chamamento ao sacerdócio. Telefonei ao Pe. Stefano, aquele sacerdote que me tinha feito regressar à paróquia, e desde então comecei o caminho de formação sacerdotal que inclui os estudos na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.
Estou profundamente agradecido, não só pelos estudos, como pelas pessoas excepcionais que conheci, tanto professores como alunos e pessoal administrativo. E tenho um agradecimento especial aos benfeitores, graças aos quais este caminho é possível. Espero poder devolver tanta generosidade com a minha vida, a minha oração e o meu serviço à Igreja.
