Joseph Hoan

bandeira da nacionalidade do bolseiro Vietnam

Chamo-me Joseph Dinh Quang Hoan e sou sacerdote da diocese de Thai Binh, no norte do Vietnam. Nasci em 1989 e cresci rodeado do amor dos meus pais, familiares e da comunidade cristã, de umas cem pessoas. Cresci à sombra de igreja: fui acólito e essa proximidade da Santa Missa fez-me manter o sonho de vir a ser sacerdote, nas minhas orações.

Mas fui estudar para Saigão e só quando terminei o curso é que entrei no seminário de Hanói, a capital. Fui ordenado em 2021 pelo bispo de Thai Binh, em pleno Covid, e enviado para uma paróquia rural: senti-me tão feliz por poder viver e cuidar dos fieis que me tinham confiado!

Estou agradecido.

O meu bispo enviou-me a Roma para que eu viesse a formar novos seminaristas quando regressasse e isto é também o que sempre desejei: ir a Roma, a cidade eterna, a capital da Igreja Católica! E ampliar aqui os meus conhecimentos, abrir novos horizontes.

Para nós, visitar Roma não é tão fácil, porque temos muitas dificuldades económicas no Vietname; além disso, a minha diocese está agora a construir o seminário diocesano, porque temos mais de cem seminaristas. Sinto bem a responsabilidade de me formar e de estudar. O quanto estou agradecido pelo vosso apoio tão significativo e importante para mim e para a minha diocese! Sempre rezarei por aqueles que me ajudaram neste caminho.