Sou o padre Cezar Luis Morbach, da diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, nasci em 1984 e sou o quarto de cinco filhos. Cresci na zona rural ajudando os meus pais, de quem recebi o exemplo de honestidade, simplicidade, mas sobretudo, de fé e amor a Deus. Dedicavam-se ao serviço da comunidade socorrendo pessoas necessitadas, realizando trabalhos de limpeza dos lugares de culto e de preparação das celebrações litúrgicas.
A providência de Deus nunca me abandonou
Quanto a mim, trabalhava de dia e estudava de noite. Trabalhei quatro anos na indústria do calçado e outros quatro na do mobiliário. Fiz o secundário e comecei o curso de matemática na universidade. Mas entretanto, afastei-me de Deus e em 2006, por ocasião de um encontro com um amigo de infância, nas vésperas da sua ordenação sacerdotal, Deus encontrou-me de novo. Então renunciei ao trabalho, ao curso universitário, aos meus projetos, à minha namorada… deixei tudo para entrar no Seminário Propedêutico de Novo Hamburgo.
Fui ordenado em 2013. Primeiro, fui vigário paroquial e, a partir de 2018, pároco. Desde 2020 que estou em Roma para fazer o doutoramento em eclesiologia. Quando terminar vou dar assistência à formação académica dos seminaristas da minha diocese, assim como do clero, porque a formação permanente é sempre urgente e muito necessária tanto para o clero como para os leigos. Além disso estarei à disposição para ensinar na Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Apesar de todos os desafios e necessidades, a misericórdia e providência de Deus nunca me abandonou. A Diocese de Novo Hamburgo só me pode dar um pequeno apoio para os meus estudos, muito longe de cobrir as necessidades básicas. Este projeto não seria possível sem a generosa ajuda dos meus benfeitores aos que dirijo todo o meu agradecimento pelo bem que fazem a mim, e à minha igreja diocesana; muito obrigado e que Deus vos abençoe sempre! Gostaria de vos pedir, ainda, que rezem por mim para que a vontade de Deus se possa realizar plenamente na minha vida.
Com as minhas orações, gratidão e bênção!